Skip to content

Taxa fixa ou taxa mista: qual a melhor opção para o seu crédito habitação?

Cara ou coroa? Há outras formas de escolher entre taxa fixa ou mista no seu crédito habitação! 

Se procura por uma situação económica mais tranquila e já colocou de parte a hipótese de taxa variável, continue a ler para conhecer melhor as características das taxas de juro fixas e mistas.

 

O que é taxa fixa?


Taxa fixa, como o nome indica, é uma taxa de juro que não se altera durante o prazo do empréstimo. Isso significa que se a taxa de juro Euribor (ou outra) subir ou descer, o valor mensal da prestação do crédito habitação mantém-se igual, ao contrário da taxa variável, que está indexada à taxa Euribor.

 

O que é a taxa Euribor?


Taxa Euribor (European Inter Bank Offer Rate) é a taxa de referência para os empréstimos entre os bancos na zona euro e serve de indexante para o cálculo das prestações de créditos, de acordo com a seguinte fórmula: Euribor + spread = taxa de juro

 

Como se determina o valor da taxa fixa no crédito à habitação?


A instituição de crédito ou entidade bancária define o valor para a taxa fixa tomando como referência a taxa de swap, ou seja, a taxa de juro fixa que se pratica no mercado interbancário para o mesmo prazo, e que considera grandes acontecimentos macroeconómicos, como a guerra na Ucrânia. Além disso, são avaliados fatores como o rácio entre o valor do empréstimo e o valor do imóvel (loan-to-value), custo de financiamento e risco de fixação da taxa de juro por um período relativamente longo. 

 

Vantagem da taxa de juro fixa no crédito habitação


Embora a prestação de um empréstimo à habitação com taxa de juro fixa possa ser mais elevada, garante a sua segurança financeira porque sabe que, aconteça o que acontecer, a prestação mensal não sobe! 

 

O que é taxa mista?


A taxa mista é uma taxa de juro que começa por ser fixa no início do empréstimo (5, 10 ou 15 anos, por exemplo) e que depois se torna variável, passando a prestação a ser calculada com base na taxa variável, sujeita às flutuações da Euribor, até ao final do contrato.

 

Como se determina o valor da taxa mista no crédito à habitação?


Após o período inicial com taxa fixa calculada com base no valor do swap acrescido do spread, a entidade bancária ou instituição de crédito, indexa o contrato do crédito habitação a uma taxa variável, revista de acordo com o prazo da taxa de referência.

 

Vantagem da taxa de juro mista no crédito habitação


A grande vantagem da taxa mista é a previsibilidade do pagamento e a melhor gestão do orçamento familiar nos primeiros anos do contrato do seu crédito habitação. Por isso, a taxa de juro mista é a mais indicada para períodos conturbados a nível económico.

 

Qual é a melhor: taxa fixa ou taxa mista?


Não há uma taxa de juro melhor para crédito à habitação. A escolha entre taxa fixa ou taxa mista (ou ainda taxa variável) depende da sua situação financeira e do que pretende num contrato de crédito habitação. 

No fundo, ambas são indicadas para empréstimos mais longos, mas se gosta de apostar em estabilidade, escolha a taxa de juro fixa porque com ela sabe sempre com o que pode contar. Agora, se quer beneficiar das vantagens da taxa mista e das vantagens da taxa variável, é capaz de ficar bem servido com uma taxa de juro mista.

Tem um contrato de empréstimo à habitação, mas está insatisfeito com o valor da mensalidade? Sugerimos um crédito consolidado com hipoteca com um prazo mais longo e uma taxa de juro mais reduzida. Simule já!