Skip to content

Obras em casa: como não gastar muito

Obras em casa é, normalmente, sinónimo de gastos avultados e algumas “dores de cabeça”… Mas não desespere! Se gostava de dar uma “nova cara” à sua habitação no próximo ano, sem gastar uma fortuna, há várias dicas que o podem ajudar a poupar alguns euros.

Este mês, damos-lhe seis considerações a ter em conta para ficar com a sua casa mais bonita e confortável. Fique atento e mãos à obra!

 

Pintura nova


Só o facto de dar uma nova pintura ao interior da sua casa vai, definitivamente, dar-lhe uma nova vida, para além de ser uma excelente forma de manutenção. Neste sentido, se pretender poupar algum dinheiro, pinte-a você mesmo, é de simples execução e, nem sempre precisa da mão de um profissional. Se não se sentir à vontade, peça vários orçamentos e escolha o mais em conta.

 

Móveis em segunda mão


Se a palavra de ordem é poupar e a sustentabilidade é um tema importante a ter em conta, esta é a melhor solução. Existem diversas plataformas online e lojas físicas, onde pode encontrar boas oportunidades tanto de móveis como artigos de decoração em segunda mão, a um preço muito mais apelativo do que se fosse novo. Pense nisso!

 

Aposte na iluminação


Uma boa iluminação, “faz milagres” em qualquer casa e, sim, até lhe confere um toque mais renovado se colocada e utilizada de forma adequada. Nesse sentido, aposte numa casa bem iluminada, com diversos candeeiros e focos de forma a torná-la mais clara e resplandecente. Uma dica: mude as suas lâmpadas para LED de forma a enaltecer pequenos detalhes da sua decoração.

 

Novos artigos decorativos


Trocar de almofadas, cortinas, candeeiros e alguns artigos decorativos, como jarras ou quadros já vai trazer a tão almejada lufada de ar fresco à sua habitação sem ter que gastar muito dinheiro! Papel de parede novo e, até, uma nova disposição dos móveis vão fazer a diferença. Aposte nisso, sem medos!

 

Plantas e Plantinhas


Traga um pouco do que há de melhor na Natureza para dentro de sua Casa. Use e abuse das plantas e das flores, em vasos, em jarras, na sala, no quarto, na varanda… Para além de serem um elemento premium de decoração, conferem um ar fresco e acolhedor a qualquer divisão, e não, não tem que gastar muito ao adquiri-las.

 

Eficiência energética


Uma das melhores formas de acrescentar valor e de renovar a sua casa é apostar na eficiência energética: janelas e isolamentos térmicos, sistemas de aquecimento renováveis, arquitetura bioclimática, eficiência hídrica, painéis solares… Contudo, são custos algo significativos no seu orçamento. Apesar deste fator, é algo que não deve abdicar. Existem diversos programas de apoio do governo ao qual se pode candidatar de forma a reduzir esses custos. Informe-se, vai valer a pena!