Nos dias que correm tudo gira à volta das tecnologias digitais disponíveis. Mas para que os recursos tecnológicos sejam ministrados correctamente, é muito importante que nós adultos aprendamos a lidar com o “mundo” de informações que nos chega da internet.
Por isso, sabe o que é literacia digital? Vamos mostra-lhe quais as vantagens sobre este assunto. Quer saber mais?
Fique connosco neste novo artigo!
O que é literacia digital?
Consiste na capacidade de leitura e escrita na esfera digital (computadores, tablets, telemóveis e tantos outros dispositivos com acesso à Internet) bem como a capacidade de pensar de forma crítica a respeito do conteúdo que consumimos. Em suma trata-se da capacidade do individuo utilizar as ferramentas tecnológicas de modo eficaz.
Vantagens?
Consideramos que são inúmeras as vantagens, deixamos algumas, veja se concorda:
- Desenvolve o pensamento crítico uma vez que temos acesso a todas as notícias do mundo inteiro;
- Promove autonomia no acesso a conteúdos;
- Estimula a criatividade;
- Permite um pensamento mais aprofundado sobre os diversos temas, como por exemplo distinguir entre uma Fake News e uma notícia verdadeira;
- Desenvolve a capacidade de comunicação.
Quais os pilares da literacia digital ?
O conceito envolve vários pontos, mas consideramos que estes são os pilares basilares:
- Compreensão: capacidade de entender ideias de qualquer meio digital;
- Ecossistema: as informações não são criadas de forma isolada, o objectivo é a divulgação em vários canais;
- Social: os conteúdos criados são para divulgação social, é a partir destes conteúdos que temos acesso a tudo o que se passa no mundo;
- Factor Selecção: podemos escolher e compreender as informações divulgadas;
- Cidadania: existem regras de conduta, mesmo no meio digital. Não devemos utilizar estes meios para ferir pessoa ou pessoas independentemente das situações. Existem meios legais para combater estas situações. Tem que existir uma conduta moral e saber distinguir o virtual do real.
O que nos permite?
O saber mexer com as novas tecnologias permite-nos criar um Blog, anúncios, um site, gerir os pagamentos do nosso quotidiano, tratar de documentação, fazer compras, anúncios, no fundo tudo ou quase tudo.
Essencialmente, permite-nos através de um clique estarmos perto de tudo e todos.
O que podemos concluir?
Podemos concluir que a nossa vida pessoal e profissional mudou totalmente nestes últimos 20 anos, o nosso quotidiano hoje está dependente em tudo de aparelhos tecnológicos e da internet, no entanto temos que compreender as nossas obrigações, responsabilidades e as consequências no uso destes meios.
Vivemos hoje com mais intensidade e ao segundo, mas é necessário um maior controlo dos nossos hábitos e dos nossos comportamentos digitais e é essencial passarmos aos mais novos a importância de ter uma conduta respeitadora e idónea no uso dos meios digitais.
Em nota: temos consciência que apesar de mais de oito milhões de pessoas em Portugal terem acesso à internet e a equipamentos tecnológicos, ainda temos outros tantos milhões de pessoas que não tem acesso por questões económico-social, como por falta de informação (no caso de pessoas com mais idade). A inclusão digital ainda tem que ser trabalhada, aguardamos que os nossos governantes consigam mitigar este fosso.
Gostou do artigo? Precisa de adquirir algum equipamento tecnológico? Peça um crédito pessoal. Estamos cá para o ajudar.