Um dos temas da atualidade é, sem dúvida, a Jornada Mundial da Juventude. Sabemos que é um evento religioso que reúne milhões de católicos de todo mundo, sobretudo jovens e que foi instituído, pela primeira vez, pelo Papa João Paulo II em 1985.
Em 2023 irá realizar-se em Portugal, mais precisamente na cidade de Lisboa.
Deixamos-lhe algumas curiosidades sobre a Jornada Mundial da Juventude, fique já com esta questão: Será que tem noção do impacto socioeconómico que este evento tem no nosso país?
Mesmo que não seja da religião católica, achamos importante que leia o nosso artigo.
Vamos a isso! Esperamos que as informações no nosso Blog lhe sejam úteis.
Em que data se irá realizar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)?
O evento irá realizar-se em Lisboa entre os dias 01 de Agosto e 06 de Agosto de 2023.
Mas afinal o que é uma Jornada da Juventude (JMJ)?
Podemos, também, considerar que a JMJ é uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja e um momento forte da evangelização do mundo juvenil.
Qual o impacto social da JMJ?
O Governo e as Forças de Segurança estão a traçar um Plano de Mobilidade Especial para estes dias, de modo a garantir e assegurar as condições logísticas do evento, bem como a segurança da população.
No entanto, acreditamos que os Lisboetas terão todos que ter alguma paciência adicional… se andar por Lisboa normalmente já é difícil… nestes dias será mais intenso.
E o impacto económico, o que esperar?
Considera-se que Lisboa veja aumentado os seus rendimentos em mais de 15%.
O comité organizador Diocesano (COD) de Lisboa afirma que o impacto económico será estrondoso.
Foi feito um comparativo com a JMJ que ocorreu em Madrid no ano de 2011. A iniciativa em Madrid custou cerca de 50 milhões de euros, no entanto, o País beneficiou em 354 milhões de euros devido aos encaixes directos e indirectos gerados pela JMJ nas várias áreas como a hotelaria, a restauração, entre outros.
O cenário económico parece muito atrativo, mas não há senãos?
Tendo em consideração que o grande beneficiário deste investimento público será a cidade de Lisboa, visto que receberá a maioria dos lucros do impacto económico positivo, também a capital virá a sofrer de dois problemas:
- O aumento dos preços dos bens em geral;
- A especulação imobiliária que tenderá a agravar-se para aproveitar a onda de visitantes.
Sendo Agosto um mês de férias e de calor, aconselhamos a quem não for participar da JMJ que procure locais de lazer fora da capital. Será a melhor maneira de poder, nesta semana, usufruir de algum descanso.
Aos que não puderem “fugir” da confusão aconselhamos a que aproveite para andar mais a pé, ouvir música, ou mesmo aproveitar para conhecer pessoas novas. Tente gerir esta semana da melhor maneira e não se esqueça de “receber” bem os que nos visitam.
Gostou do artigo? Precisa de ajuda para financiar as suas férias? Peça um crédito pessoal, e consiga as férias que merece.