Skip to content

Energia: O frio chegou para ficar – 5 soluções económicas de aquecimento

Apesar do novembro ameno, o frio já se faz sentir em todo o país e, com o exponencial aumento dos custos de energia, nada como uma boa mantinha e alternativas de aquecimento económicas e, também, amigas do ambiente.

Neste novo artigo de blog, damos-lhe as 5 opções mais eficazes a adotar. Venha daí e aqueça-se com as nossas superdicas!

 

Ar Condicionado


Esta talvez seja a solução mais eficaz, no sentido de funcionar tanto para o verão, com ar frio, como para o inverno, com ar quente. Atualmente, existem diversas soluções no mercado tanto económicas como sustentáveis, o que torna esta opção bastante viável. Contudo, o custo associado ao aparelho, instalação e manutenção é, ainda, dos mais elevados.

 

Salamandra


Esta talvez seja a solução de aquecimento mais amiga do ambiente, na medida em que se utiliza os pellets como combustível – que são obtidos através de material reciclado. Para além disso, acumulam uma outra função para além da climatização – como elemento decorativo, num quarto ou numa sala. Os preços são muito variáveis, e, felizmente, há opções para todas as carteiras. O único “senão” é o aumento exacerbado do custo dos pellets nos últimos meses…

 

Termoventilador


Esta é a solução, sem sombra de dúvidas, mais barata do mercado. Para além de facilmente transportáveis e práticos, no sentido de só precisarem de uma ficha para funcionarem, têm algumas desvantagens associadas: demoram algum tempo a aquecer e arrefecem, imediatamente a seguir a serem desligados. Nesse sentido, são ideais para pequenas divisões da casa.

 

Convetor


Os convetores podem ser de parede ou de pé, e tal como os ventiladores, são portáteis e leves. Apresentam ainda a vantagem de permitir que o calor se espalhe de forma rápida e homogénea pela área onde estão colocados. Quanto a custos, há também várias opções, porém, no que toca à pegada ecológica, não são das soluções mais eficazes.

 

Emissor térmico


Há ainda os emissores térmicos, também conhecidos como aquecimento central. Estes são fixados à parede e, geralmente, funcionam com recurso à eletricidade ou a gás (com sistema de caldeira). Funcionam segundo o princípio da inércia térmica, o que lhes permite distribuir o calor de forma gradual até alcançar a temperatura pretendida, neste sentido, é a solução que melhor mantém o calor na divisão mesmo depois de desligado. A grande desvantagem são os custos associados: tanto de instalação como de consumos. Contudo, poderá valer a pena o investimento.

 

Conclusões:


Quais são, afinal, as soluções de aquecimento mais económicas?

É uma resposta abrangente, pois tudo vai depender tanto da sua disponibilidade financeira como das suas reais necessidades. Se pretende aquecer apenas uma pequena divisão ou duas, as melhores soluções são, sem dúvida, os termoventiladores ou os convetores. Caso contrário,  se procura algo mais abrangente, que inclua aquecer a casa por inteiro ou a maioria das divisões, investir em ar condicionado ou em emissores térmicos são as opções mais eficazes. 

Encontre uma solução de crédito pessoal que lhe permite adquirir o equipamento mais adequado à sua necessidade, não passe frio neste inverno.