Skip to content

Dicas para reduzir o stresse no trabalho!

O stresse no trabalho não só afeta os trabalhadores, como também a produtividade do negócio. Quem trabalha sob stresse é tendencialmente mais desinteressa do, menos produtivo e mais propenso a ficar de baixa. 

Felizmente, há muitas atitudes empresariais que pode tomar para tornar os seus colaboradores mais felizes e produtivos. Eis algumas dicas para começar.  

Continue connosco!

Estabeleça objectivos claros 

 
As pessoas são mais produtivas quando sabem, exatamente, para que objetivo estão a trabalhar. A inexistência de objetivos claros pode causar ansiedade quanto às tarefas e responsabilidades de cada um e, consequentemente, aumentar os níveis de stress no trabalho.

 

Oiça os seus colaboradores

 

Uma das atitudes empresariais que pode tomar é garantir que os seus colaboradores não se sentem sobrecarregados com o trabalho que têm em mãos. Essa sensação pode aumentar os níveis de stresse no trabalho e ser contraproducente. 

Encoraje uma comunicação honesta e aberta. A comunicação que permite, às duas partes, ouvir e falar é a melhor base para um ambiente de trabalho mais saudável e positivo.

 

Pesquise e divulgue os benefícios do repouso em prol da produtividade

 
Há quem acredite que “matar-se” a trabalhar aumenta a produtividade. Na verdade, há sempre um momento em que só o descanso pode ajudar. Basta clicar no link do título para o comprovar. O cansaço, aliado ao stress no trabalho, pode destruir o equilíbrio e a produtividade de qualquer equipa. Tome atitudes empresariais para o evitar ou para não chegar a esse ponto. 
 
 

Evite o multitasking

 
Realizar várias tarefas em simultâneo é outra prática que também causa bastante stresse  e nem sempre contribui para o aumento da produtividade.

Uma das atitudes empresarias de multiyasking mais frequentes é verificar, constantemente, a caixa de entrada do e-mail. Se o seu sector de actividade permitir, peça aos seus colaboradores que o façam apenas algumas vezes por dia. E que alterem as suas assinaturas, informando que estarão disponiveis por telefone, para algo que seja, verdadeiramente urgente.

 

Evite o envio de e-mails de trabalho fora do horário de expediente

 

Não é possível alcançar os benefícios do repouso, se o cérebro permanecer sempre em modo de trabalho. 

Há sempre um tempo para tudo: um tempo para trabalhar e um tempo para descansar. Ambos são essenciais à vida e devem ter os seus momentos próprios. Caso contrário, nunca estará por inteiro em nada do que fizer. 

 

 

Promova atividades fora do local de trabalho

 

Fazer um pouco de exercício, apanhar ar fresco e mudar de cenário podem fazer maravilhas ao estado psicológico dos seus colaboradores. 

Incentive os seus colaboradores a aproveitarem a pausa de almoço para irem à rua, ou a privilegiarem os percursos a pé quando vão trabalhar. Verá que se vão sentir mais revitalizados. 

 

Continue a visitar o nosso Blog!