Skip to content

Declaração de IRS em conjunto ou separado?

Apesar de viverem juntos e felizes, entregar a declaração de IRS em conjunto ou separado não é uma questão de amor, mas de pura matemática! O Fisco dá a possibilidade de escolha, mas terão de ser vocês a simular para optar pela forma mais vantajosa. 

Tributação conjunta ou separada? Antes de entrarem no Portal das Finanças, leiam este artigo que resume as principais diferenças entre os dois modelos.

 

Declaração de IRS em conjunto versus declaração de IRS em separado


Em ambas as situações, avalia-se o que cada um de vocês ganha (rendimentos) e gasta (despesas dedutíveis), bem como as taxas de IRS, só que se entregarem a declaração de IRS em conjunto, o Estado considera a média dos rendimentos dos dois como um só valor a tributar. Se entregarem a declaração de IRS em separado, o Estado assume que cada um é o único responsável pelos seus rendimentos e despesas.

 

Qual compensa mais: declaração de IRS em conjunto ou separado?


Grosso modo, a declaração de IRS em conjunto é mais vantajosa quando um dos elementos do casal aufere rendimentos significativamente mais elevados do que o outro, ou quando o outro não tem rendimentos de todo. Porquê? Basicamente devido ao impacto na tributação:

 

Impacto na tributação


Para determinar o rendimento coletável do casal soma-se os rendimentos de ambos, subtrai-se as deduções específicas e divide-se o resultado por dois, correto? Logo, se os rendimentos individuais são muito diferentes, é melhor entregarem a declaração de IRS em conjunto porque a pessoa que tem os rendimentos mais baixos vai fazer descer a média do rendimento coletável do casal e, consequentemente, a taxa de IRS a aplicar, e isso pode permitir uma poupança na ordem das centenas de euros!

Porém, alguns casais saem beneficiados com a entrega do IRS em separado, estejam casados ou a viver em união de facto. Porquê? Muito devido às deduções à coleta:

 

Deduções à coleta


Como sabem, despesas específicas abatem uma percentagem do total sobre a coleta do IRS. Por outras palavras, sobre o que vocês têm de pagar ao Estado. Só que as deduções à coleta não duplicam! Pelo contrário, têm um teto máximo. Assim, casais com muitas despesas dedutíveis em sede de IRS podem obter largos benefícios com a declaração do IRS em separado, na medida em que cada um pode apresentar despesas e atingir individualmente o teto máximo (aplicado aos dois, na declaração de IRS em conjunto).

 

Como escolher entre tributação conjunta ou separada?


Se ainda não chegaram a uma conclusão a respeito do modelo que mais compensa, simulem antes de submeter a declaração de IRS no Portal das Finanças. Façam uma simulação para cada um, individualmente, e uma terceira em conjunto… e comparem!

Já simularam e quer com tributação conjunta quer com tributação separada, não vão receber o dinheirinho com que estavam a contar para as próximas férias? Há sempre solução. Simulem também o pedido de um crédito pessoal: a melhor solução para não adiarem os vossos projetos ou para fazerem face a despesas inesperadas!