Skip to content

Crédito consolidado: um único pagamento mensal a uma única entidade credora!

Paga a hipoteca da casa, um crédito automóvel e um crédito pessoal que solicitou quando precisou de fazer obras na cozinha? Ou paga um crédito pessoal de saúde contraído numa situação inesperada e outro crédito pessoal de educação, solicitado quando o seu filho entrou na universidade? Em qualquer situação, fazer um crédito consolidado é a melhor forma de tirar a corda do pescoço! Um único pagamento mensal a uma única entidade credora reduz significativamente as despesas com empréstimos e otimiza a gestão das suas finanças.

 

O que é um crédito consolidado?


É uma solução apresentada por bancos e empresas intermediárias de crédito que junta vários créditos num só, com o objetivo de ajudar as famílias a fazer uma melhor gestão dos seus empréstimos e a poupar nas mensalidades mensais.

 

Como funciona o crédito consolidado?


Funciona de forma muito simples e semelhante a um empréstimo pessoal para liquidar todos os créditos, só que em vez de ter duas ou mais prestações para pagar todos os meses, fica apenas com uma única prestação e mais baixa do que as prestações de todos os seus empréstimos juntos! Isso permite uma poupança mensal na ordem dos 60%, já que a taxa do crédito consolidado é mais baixa do que a média das taxas dos outros empréstimos… mais baixa ainda se já tiver um crédito à habitação e quiser tirar partido da sua hipoteca!

 

 Vantagens do crédito consolidado

 

  • Agrega todos os créditos num só!
  • Paga uma mensalidade mensal mais baixa.
  • Beneficia de taxas de juro mais competitivas.
  • Consegue fazer uma gestão mais fácil, simples e eficaz.
  • Permite maior organização e gestão das suas finanças.
  • Combate rapidamente o sobre-endividamento.
  • Evita o incumprimento no pagamento das prestações.

 

 E desvantagens?


Embora as vantagens dos créditos consolidados superem as desvantagens, é importante referir que apesar das prestações mensais serem mais baixas, os prazos dos créditos consolidados são geralmente mais alargados e, em consequência, os titulares podem acabar por pagar mais juros e ficar em situação de endividamento. No entanto, se aproveitar a folga financeira para fazer amortizações, este contratempo pode ser facilmente contornado!

 

Em que situações pode contratar um crédito consolidado?


Embora as condições variem consoante a entidade bancária ou instituição de crédito, regra geral precisa de ter mais do que dois financiamentos além do crédito habitação e uma situação profissional segura e estável.

Para contratar um crédito consolidado também não pode ter uma idade superior a 75 anos, não pode ter nenhuma prestação em atraso ou dívida no Banco de Portugal nem uma taxa de esforço superior a 35%.

A contratação de um crédito consolidado deve sempre resultar de uma decisão ponderada e adaptada à sua realidade financeira. É verdade que na maioria dos casos, é a opção mais vantajosa para reduzir encargos mensais, mas antes de tomar uma decisão, clique aqui e faça a sua simulação!