Skip to content

Como ser mais sustentável no dia a dia: 6 dicas práticas que o planeta agradece

A política dos 3Rs, a poupança de recursos e um consumo mais consciente são as regras básicas no que toca à sustentabilidade. Mas não fica por aqui. Pequenos gestos, no seu quotidiano, podem fazer toda a diferença. Quer saber como?

Nós damos-lhe 6 formas para ser mais amigo do ambiente no nosso novo artigo de Blog. Vamos a isso?

» Poupe água e eletricidade

A poupança de recursos é fundamental tanto a nível de finanças como com o meio-ambiente. Portanto, é só aplicar esta combinação win-win no seu dia a dia. Como? Fácil! Reduzindo tempo no chuveiro, torneiras abertas desnecessariamente ou sistemas de rega desajustados. Quanto à eletricidade, o aproveitar da luz solar ao máximo para aquecer a casa em dias de frio e o apostar em painéis solares. Equipamentos com certificação energética máxima também são obrigatórios!

» Recicle e Reutilize

Reciclar sempre! Praticamente todos os materiais depois de usados podem ser reaproveitados através da reciclagem e/ou compostagem. Já dizia Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Ao separar os resíduos, reduzimos o que é destinado aos aterros sanitários e damos vida a outros materiais, protegendo o planeta, gerando rendimento e, também, emprego.

» Evite o papel e o plástico

Está a par da calamidade do plástico nos oceanos, certo? Nesse sentido, evite ao máximo, o uso deste material. Há tantas alternativas mais sustentáveis! Sacos de pano, palhinhas de bambu ou aço, caixas de vidro entre muitas outras… Quanto à redução de papel, aposte em guardanapos de pano, papel higiénico reciclado… Se for por aqui, já vai fazer toda a diferença!

» Tenha uma horta

Uma das formas de ser mais sustentável no seu dia a dia é produzir os seus próprios alimentos. Já pensou em ter uma horta? Não precisa de ter um grande quintal ou terreno para isso, até a pode colocar na sua varanda, numa horta vertical, ou então, ter apenas uns vasinhos com ervas aromáticas na sua cozinha. A ideia aqui é a de poupar recursos, comer de forma mais saudável e, ainda, ser mais amigo do planeta.

» Faça compostagem

Não é obrigatório ter uma horta para fazer compostagem. Basta ter um bocadinho de terra disponível no seu jardim onde possa instalar um compostor. Desta forma, para além de dar o destino correto aos resíduos domésticos de cozinha, o resulta dali, também tem a função de adubo para vasos e jardins (e hortas, caso tenha, claro). Excelente ideia!

» Compre produtos locais

Ao comprar produtos locais, de produtores locais, já está a ajudar o meio ambiente – na poupança de recursos e no apoio à produção não intensiva. Isto vale também para pequenos negócios de artigos sustentáveis, felizmente, tão em voga atualmente. As mercearias a granel também são uma excelente opção. E claro, como não podia deixar de ser, recomendamos o biológico, sempre! Ah… Não se esqueça de levar os frasquinhos e os sacos de pano de casa para as suas compras.