Skip to content

Como reduzir custos em 2023?

O novo ano está à porta e a palavra de ordem é só uma: POUPAR. Parece tarefa simples, mas nos tempos que correm e com os preços inflacionados, não é de todo muito fácil.

Contudo, com algumas mudanças na rotina é possível gerir o orçamento familiar e conseguir obter uma vida financeira organizada e feliz! 

Confira as dicas que a Crediresolve reuniu para o ajudar a poupar e, consequentemente, alcançar os seus objetivos no ano que se avizinha. Boas festas!

 

Porquê economizar?


Esta é a pergunta que se impõe. Atualmente, a maioria das respostas é “por necessidade”, contudo, pode ser simplesmente para atingir algum objetivo maior – comprar casa, comprar carro, para uma viagem, porque quer ter mais um filho, ou, simplesmente, porque quer apostar num fundo de emergência. Todas as variáveis são válidas, o foco é que só pode ser um: ter um objetivo específico. Por isso, calculadora em punho e “mãos à obra”! 

 

Monitorizar os rendimentos e os gastos


É de extrema importância, perceber, exatamente, o dinheiro que entra e o dinheiro que sai da sua conta todos os meses, nesse sentido, é aconselhável que faça um resumo de todas as suas receitas: salários, juros e rendas, e de todas as suas despesas, sejam elas recorrentes ou esporádicas. Ao detalhar estas contas vai poder controlar mais facilmente o dinheiro que gasta e ter uma noção mais clara de onde cortar, caso seja necessário.

 

Criar uma conta poupança


Deverá ter sempre um fundo de maneio caso surja alguma eventualidade, nesse sentido, apostar numa conta poupança é fundamental. Deverá começar por colocar mensalmente uma percentagem dos seus rendimentos, um valor que se sinta confortável, e gradualmente, ir aumentando. Tudo vai depender da sua disponibilidade financeira no momento.

 

Foco no essencial


Esta é a regra básica da poupança. Não gastar para além das possibilidades e evitar gastos supérfluos. Os gastos do Natal, incluídos. Não consegue comprar presentes para toda a gente? Não faz mal! Invista só em presentes para os mais novos, por exemplo. Ofereça o que é mais importante: amor e disponibilidade.

 

Rentabilizar as poupanças


Se já tem o hábito de poupar, agora é passar ao nível seguinte, rentabilizar as suas poupanças. Como? Fácil! O segredo é a diversidade dos investimentos. Tem várias opções, desde os depósitos a prazo que oferecem capital garantido e liquidez; os certificados de Aforro que são, nesta altura, o melhor produto com garantia de capital, já que os juros têm registado fortes subidas e a sua rendibilidade está ligada à Euribor a 3 meses e, por fim, os simples fundos de investimento que têm a possibilidade de alcançar rentabilidades bastante interessantes.