Skip to content

Como escolher um veículo elétrico? 4 considerações a ter em conta

A sustentabilidade está na moda e, felizmente, os carros elétricos também. Para além de ser a opção automóvel mais amiga do ambiente, é igualmente a mais económica, devido ao elevado valor dos combustíveis atualmente. Primam também pelo conforto e silêncio, na medida em que não produzem qualquer tipo de poluição sonora.

Se pretende transitar de um veículo a combustão para um Zero-Emissões deverá ter em consideração vários fatores. Não se preocupe, não é nenhum bicho de sete cabeças, nós ajudamos! Damos-lhes 4 preciosas dicas neste novo artigo de Blog.

 

1- Preço


No que toca ao preço, tudo vai variar consoante o que pretender – marca, modelo e autonomia. Quanto mais elevada a autonomia da bateria, mais dispendioso vai ser o veículo. A marca também vai influenciar no preço final, um Tesla terá sempre um valor diferente de um Nissan LEAF, por exemplo. Neste sentido, não há certos nem errados, tudo vai depender do seu dia a dia e do que lhe é imprescindível.

 

2- Autonomia


Normalmente, o que é mais questionado aquando a compra de um carro elétrico é a autonomia. Regra geral, os modelos mais recentes já apresentam autonomias superiores a 300 quilómetros, o que significa que este requisito deixa de ser uma limitação. O importante a ter em conta é a sua real necessidade e a sua atual rotina. Pensa em fazer muitos quilómetros por dia? É só de casa para o trabalho? Ou faz, diariamente, muitos quilómetros que incluem auto estrada e velocidades mais elevadas? Analise, pondere e faça a escolha mais acertada.

 

3- Custos


Quando pretende calcular os custos dos combustíveis fósseis, a conta é simples – basta multiplicar o preço por litro pelo número de litros que o carro gasta aos 100 km. Num carro elétrico, as contas são as mesmas, ou seja, deverá multiplicar o preço do kWh (quilowatt-hora) pelo consumo.

Contudo, o preço do kWh é mutável em função de onde e quando o carro é carregado, se é em casa e o tipo de tarifa que tem ou se utiliza painéis solares, por exemplo (aqui o custo até pode ser zero) ou se pretende carregar, maioritariamente, em postos públicos, onde as tarifas também são variáveis.

No que toca à manutenção, os veículos elétricos têm menos custos associados já que não precisam de mudanças de óleo frequentes e outras operações de manutenção.

 

4- Eficiência


Um carro elétrico é 10 vezes mais eficiente que um carro a gasolina – os veículos elétricos utilizam, normalmente, entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro, por outro lado, os veículos a gasolina têm uma média de 0.98kw/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficientes que um veículo elétrico. Para além disto, os elétricos são a única solução 100% Zero-Emissões em utilização, pois incluem zero ruídos, zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes.