Se está a pensar comprar carro e preocupa-se com o ambiente, esta é a pergunta que se impõe: carro elétrico ou carro híbrido?
O ideal será escolher o mais económico e o que melhor se adequa às suas necessidades. Há muitas opções.
Analisamos os 5 pontos principais de ambos os lados, desde o motor às emissões, de forma a facilitar a sua escolha. Vamos a isso?
Motor
Os carros elétricos são veículos movidos exclusivamente a energia elétrica, alimentados por baterias recarregáveis. Os seus motores têm um custo de produção mais baixo que os motores a combustão pois exigem uma manutenção inferior.
Já o carro híbrido tem dois motores, um elétrico e um a combustão, a gasóleo ou a gasolina. O motor elétrico tem baixa autonomia e não pode ser carregado. Contudo, estes veículos apresentam uma maior autonomia, em comparação com os motores exclusivamente elétricos. Há ainda os híbridos plug-in, que têm um motor a combustível e um motor elétrico. O motor elétrico pode ser carregado e tem autonomia de aproximadamente 50 km.
Autonomia
Uma das grandes limitações dos carros elétricos é a autonomia, embora atualmente, já haja opções que rondam os 300/400 km. Outra das condicionantes é o número limitado de carregadores de rua, que não são assim tantos em Portugal e muitos deles estão vandalizados.
Do lado dos híbridos a bateria dura, normalmente, pouco mais de 3 km. Nas versões plug-in, já duram cerca de 50 km, o que permite uma melhor gestão.
Poupança
Quanto à poupança, os elétricos são, claramente, mais económicos, no sentido de serem exclusivamente elétricos e não gastarem gasolina ou gasóleo. E, como sabemos, o preço dos combustíveis não para de aumentar! Quanto à manutenção, os motores dos elétricos são relativamente simples e dispensam filtros, óleos ou correias, ou seja, não precisa de se preocupar com os materiais que exigem uma substituição regular nos automóveis tradicionais.
Contudo, na altura da compra, o preço dos elétricos é, normalmente, superior aos dos híbridos.
Emissões
Ao não emitirem dióxido de carbono para a atmosfera, os carros elétricos são a opção mais amiga do ambiente. Para além disso, reutilizam a energia dos travões, tornando o consumo ainda mais eficiente.
Condução
Os híbridos possuem normalmente mais potência do que os carros a combustível, na medida em que combinam dois tipos de motor. Os elétricos não têm esta combinação, mas têm um tempo de aceleração muito mais rápido do que qualquer modelo com um motor de combustão.
No que toca ao ruído, os carros elétricos são extremamente silenciosos, devido à ausência de motor a combustão, tornando-os ideais para a cidade.
Em suma, a melhor opção deverá ser a que mais se coaduna com o seu budget e modo de vida. É igualmente fundamental que, antes da aquisição, faça as seguintes questões a si mesmo:
- Até quanto posso gastar?
- Preciso de um automóvel para viagens curtas ou longas?
- O uso é maioritariamente para dentro ou fora dos centros urbanos?
- Qual é a opção mais vantajosa a longo prazo?