Skip to content

Bem-Estar: stress e ansiedade com a rotina? Aprenda a relaxar em 5 passos

Trabalho, rotina, relações, filhos, frustrações do dia a dia… Tudo isto são fontes de ansiedade e stress. E não, este tipo de “perturbações”, não são benéficas para a saúde e, até podem trazer, outras patologias. Segundo vários estudos na área da psicologia, a forma como reagimos ao stress tem mais impacto na saúde do que a sua frequência.

Neste sentido, como o podemos contornar de forma natural? 

É mais fácil do que imagina… Fique atento às 5 dicas que lhe damos neste novo artigo de Blog! 

 

Treinar a mente


Ter a consciência plena do próprio corpo e saber controlar os pensamentos e emoções é um dos mais poderosos inibidores do stress e da ansiedade. A isto chama-se Meditação e Mindfulness, em duas palavras – manter-se presente. Quando alinhamos os nossos pensamentos e começamos a prestar mais atenção às atividades do dia a dia, consequentemente, vai deixar-nos melhor. É científico que esta prática melhora o foco, a produtividade e diminui a ansiedade e o stress.

 

Aprender a respirar


Inhale, exhale… Inspire pelo nariz e expire pela boca enquanto coloca a mão no abdómen, ao sentir que o mesmo sobe, é sinal que está a fazer pleno uso dos pulmões, e é isso que se pretende. A respiração lenta e profunda acompanha o ritmo do organismo e promove o relaxamento, devido à total oxigenação dos órgãos. Aquando uma situação de stress ou ansiedade, experimente fazer três respirações profundas e sinta os resultados.

 

Ouvir música


Está mais que comprovado que a música tem poderes milagrosos no que toca ao bem-estar e à serenidade, assim, só tem que ter uns bons auscultadores e ouvir as suas playlists favoritas… Seja no trabalho (se tiver essa possibilidade), no carro, em casa. Também vale ir a concertos ou a espetáculos musicais.

 

Fazer exercício físico


O exercício físico promove a libertação de endorfinas – neurotransmissores associados ao bem-estar produzidos pelo próprio organismo. Estes, quando ativados, ajudam no alívio do stress e de outras emoções como a tristeza ou o medo. Já se inscreveu no ginásio ou foi fazer uma corrida hoje? É caso para dizer… Corra, pelo seu bem!

 

Praticar uma dieta saudável


Uma dieta rica em frutas, vegetais, carnes magras, hidratos de carbono integrais e gorduras saudáveis ricas em ómega-3, como o salmão ou o atum. Uma alimentação equilibrada e saudável é meio caminho andado para encontrar o tão almejado bem-estar, tanto físico como mental. 

 

Dormir bem


Desenvolva uma rotina de sono, entre 6 a 8 horas todas as noites. Um bom descanso vai permitir que não se sinta tão stressado durante o dia. Se tiver dificuldades neste sentido, aposte em técnicas de meditação e mindfullness ou beba um chá de tisanas antes de se deitar. Regra de ouro: evitar aparelhos eletrónicos – telemóvel e computador – pelo menos uma hora antes de ir para a cama.