Os números são alarmantes! Todos os anos, desperdiça-se 78% de toda a água doce, 49% dos alimentos produzidos e 31% da energia gerada. O alerta foi dado num artigo científico onde se fala em “sociedade do desperdício”: aquela em que se consomem elevadas quantidades de água, energia e materiais de uma forma ecologicamente insustentável, assente em recursos não-renováveis.
Se a situação o preocupa, como membro ativo desta sociedade do desperdício deve continuar a ler este artigo para conhecer algumas medidas simples que podem ajudá-lo a poupar dinheiro… e a poupar o ambiente!
12 Medidas simples para combater o desperdício
As consequências do desperdício são desastrosas para o meio ambiente, para a sociedade em geral, mas também para as finanças da sua família! Felizmente, o consumo supérfluo pode levar um ponto final parágrafo, se seguir algumas estratégias simples que permitem uma economia circular e uma melhor gestão dos recursos naturais.
- Planeie as refeições com antecedência, elabore uma lista de compras antes de ir ao supermercado, escolha produtos com prazo de validade mais alargado, aproveite as sobras do dia anterior e cozinhe apenas as quantidades necessárias.
- Utilize lâmpadas LED de baixo consumo em vez de lâmpadas tradicionais (incandescentes) e reduza cerca 25% do seu consumo energético anual.
- Retire os carregadores das tomadas depois de carregar os seus equipamentos eletrónicos porque se continuarem ligados, gastam energia.
- Ligue as máquinas de lavar loiça e roupa apenas quando estiverem com a carga máxima e prefira programas económicos que evitam o desperdício.
- Ao comprar eletrodomésticos, opte por modelos com maior eficiência energética. Basta analisar a classe a que pertencem na etiqueta, que vai de A+ a G (de melhor a pior desempenho energético).
- Antes de ligar o aquecimento, verifique se as janelas e as portas estão bem isoladas. Não faz sentido estar a aquecer a casa se existirem fugas.
- Feche a torneira quando se ensaboa no banho ou enquanto lava os dentes e prefira um duche a um banho de imersão.
- Se não possui autoclismo com dois volumes de descarga, coloque uma garrafa cheia de água no respetivo depósito para diminuir o volume total de cada descarga.
- Faça a separação do lixo depositando-o nos ecopontos corretos para que seja reciclado e reaproveitado.
- Evite a utilização de plásticos, uma ameaça para a saúde do planeta, sobretudo dos oceanos.
- Opte por meios de transporte amigos do ambiente, como bicicleta e automóvel elétrico, para contribuir para a redução da emissão de gases nocivos para o ambiente.
- Se tiver disponibilidade financeira para investir na instalação de painéis solares, não hesite! A longo prazo será a melhor solução para poupar energia aí em casa.
Crédito pessoal para energias renováveis
Gostava de instalar painéis solares em sua casa ou adquirir bens e serviços para reduzir significativamente os custos com a energia elétrica e evitar o desperdício? Excelente ideia! Mas embora dê retorno, o investimento inicial é elevado… Solução? Recorrer a um crédito pessoal para energias renováveis com prazo de pagamento alargado, taxas de juro muito baixas e financiamentos até 100% do valor da fatura.